Carbono Zero: entenda o conceito


Carbono Zero é uma política que tem como objetivo neutralizar a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, gerada pelas pessoas e pelas indústrias.

Ele funciona como um tipo de crédito, como uma balança ecológica. Pense em uma empresa que queima uma quantidade X de toneladas de CO² para desenvolver o seu produto. Praticamente tudo o que fazemos no dia a dia gera emissões de gases do efeito estufa: transporte, energia elétrica, alimentação, resíduos, etc. Para compensar esse desequilíbrio, a empresa deve neutralizar a mesma quantidade de gases, eliminando os prejuízos causados pela poluição advinda de suas atividades.

É por isso que iniciativas como essas são chamadas de carbono zero ou carbono neutro.

A redução da emissão dos gases do efeito estufa é imprescindível para que as mudanças climáticas não continuem afetando de maneira negativa a vida das pessoas e os ecossistemas do planeta.

Só para se ter uma ideia, a temperatura da Terra aumentou em 1ºC desde a Revolução Industrial, mas pode aumentar ainda mais neste século para até 5ºC. Por isso existe um grande esforço conjunto de organizações e países para tentar limitar esse aquecimento em, no máximo, 1.5Cº.

equilíbrio ecológico pode ser feito por meio de diversas iniciativas, como a recuperação de áreas degradadas, utilização de tecnologias mais limpas e adoção de recursos de ponta capazes de capturar CO² direto da atmosfera.

Você já ouviu falar em crédito de carbono?

Através da compensação de créditos de carbono e do plantio de árvores nativas, pode-se neutralizar as emissões de CO². A neutralização de carbono funciona assim:

É realizado um cálculo das emissões de carbono ao longo de toda a cadeia produtiva da organização. Aderindo a programas e estratégias de carbono neutro, mensalmente é coletada sua pegada de carbono a fim de mensurar o total das emissões de gases do efeito estufa.

Feito isso, é hora de definir quais vão ser as medidas adotadas para reduzir as emissões, seja por meio do uso de fontes de energia renováveis e limpas ou mesmo pela redução do uso de plástico descartável, por exemplo.

Pode-se também, a cada tonelada de CO² neutralizado, destinar valores para o plantio de árvores nativas, como um cashback ambiental.

Na Squadra Brasil, zelamos pelo nosso planeta e por isso adotamos iniciativas de carbono zero como emprego de tintas à base d’água; perda zero e aproveitamento de materiais; descarte responsável e eco ponto; projeto sustentável, prevendo retrofit e manutenções e logística reversa.

Fazer a nossa parte faz toda a diferença.

Compartilhe esse post:


TAGS:
Carbono Zero: entenda o conceito