Os materiais recicláveis desempenham papéis importantes quando o assunto é sustentabilidade, eles influenciam na economia de energia e água, na preservação de árvores, diminuem a poluição ambiental e, ainda, criam renda e contribuem com o crescimento industrial, trazendo vantagens para o meio empresarial.
Além de todos os benefícios sociais e ambientais, há também outros infinitos pontos positivos atrelados a essa prática nas empresas, desde o fortalecimento da marca até a otimização dos custos e recursos do negócio. Esse tipo de desempenho tem permitido a algumas empresas se destacarem no mercado, a conquistarem novos patamares para suas marcas e, claro, contribuírem para a preservação do meio ambiente.
Há inúmeras ações, e podem servir para diferentes empresas, como um plano de sustentabilidade e os resultados disso podem ser incontáveis. No entanto, na Squadra, por sermos uma empresa com olhar de trade marketing, nós buscamos soluções e alternativas sustentáveis ligadas as nossas linhas de produção.
Por isso, vamos citar algumas vantagens de utilizar materiais recicláveis no nosso ramo:
- Redução de custos: Os materiais recicláveis como plástico, vidro e o alumínio, costumam ter preços muito mais vantajosos neste processo, levando em consideração a enorme demanda de materiais descartados e o processo eficiente de reciclagem.
Além de ser uma opção de qualidade e mais barata, permite a empresa reduzir o preço final para o comprador e também melhorar sua competitividade no mercado.
- Fortalecimento da marca: Ao aderir este compromisso, a empresa se apresenta ao mercado e ao futuro como um negócio que apoia e incentiva o desenvolvimento sustentável.
- Custo-benefício: Talvez um dos principais questionamentos que as pessoas têm depois de observarem tantos benefícios é em relação ao tempo útil dos produtos com essa origem sustentável.
Hoje em dia com o avanço tecnológico os produtos feitos a partir de matéria-prima reciclada são tão resistentes quanto um novo material.
- Desenvolvimento sustentável social e ambiental: Além de todas as vantagens citadas no processo operacional esta prática está atrelada primordialmente ao desenvolvimento social e ambiental.
Reduzindo os impactos ambientais que a indústria causa no meio ambiente, unindo o desenvolvimento econômico à preservação dos recursos naturais e o bem-estar social e físico das populações em geral.
A sustentabilidade é o meio de garantir o abastecimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Neste cenário, os materiais recicláveis fazem parte de uma longa jornada.
Compartilhe esse post: