O papel do Trade Marketing na captação dos consumidores e o incentivo no desejo de compras


 

Considerada uma das estratégias mãe do marketing, o Trade Marketing ainda é uma das principais formas das empresas destacarem suas mercadorias. Isso porque, com essa estratégia, é possível estimular o consumo dessas mercadorias em diferentes canais de distribuição, como no varejo e atacado. Ficou interessado? Continue lendo e saiba como aderir esse conceito em seu negócio.

 

O que é Trade Marketing?

Trade Marketing nada mais é do que uma estratégia que visa o consumo dos produtos em todos os canais de vendas. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: você possui uma empresa que fabrica vários tipos de pães e, como qualquer empresário, quer que seu produto seja visualizado e buscado pelo público-alvo com facilidade. Para isso acontecer, é preciso investir em exposições estratégicas, ou seja: os pães devem ficar expostos em prateleiras, gôndolas e em diversos setores do mercado, como em atacados e varejo. Assim, a visibilidade do produto aumenta e, consequentemente, as vendas também.

Mais do que uma simples visibilidade, o Trade Marketing é uma estratégia poderosa de posicionamento no mercado. Por isso, grande parte das empresas investem nessa vertente, pois sem ela é quase impossível levar ao público-alvo o produto que ele quer consumir.

Além disso, ele é essencial para o aumento da competitividade entre as empresas, já que a marca que produz e se põe estrategicamente no mercado é a que sai na liderança da corrida.

 

 

Vantagens do Trade Marketing

Agora que você sabe o que é Trade Marketing, vamos a seus benefícios. O objetivo principal dessa vertente é aumentar o número de vendas, mas de um jeito que realmente funciona. Veja o motivo:

Com o Trade Marketing, ocorre a exposição da marca em varejistas importantes das cidades de uma maneira pensada para que faça sentido estar lá. E quando faz sentido, o público-alvo consome sem sombras de dúvidas, até porque ele está indo ao local para consumir esse produto.

A seguir, confira outros benefícios do Trade Marketing:

 

- Ajuda a fortalecer a marca, pois ela estará presente nos principais pontos de venda

- A exposição feita de maneira estratégica atrai os consumidores

- É uma maneira diferente de vender seus produtos

- Atua em diversos setores do mercado, como em supermercados, shoppings, entre outros

 

 

Para saber mais sobre o assunto e como aderir essa estratégia em sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas.